Imagem recolhida no Blog http://cientistapolarjxavier.blogspot.com/
O nosso amigo cientista José Xavier continua a sua viagem no Pólo Sul. Mas atenção, não é só a viagem que gostaríamos de algum dia fazer, trata-se de investigação e de trabalho. Claro que há humor e boa disposição, conforme poderão observar os visitantes do OL ao entrarem do blog em cima.
A uma pergunta deste ignorante sobre pinguins, respondeu o José Xavier, amávelmente, esclarecendo que os pinguins da imagem, objecto de estudo da expedição, não são os mesmos, apesar da realeza, que todos já vimos na TV ou em vídeo - os célebres pinguins imperador. São diferentes no tamanho (estes vão até ao 95 cm e os imperador vão até 1,30m). Mais, os pinguins rei distribuem-se pelas Ilhas Antárcticas, mais a Norte, enquanto que os imperador se ditribuem mais junto ao continente antárctico. Ora, uma vez que os pinguins rei se reproduzem na Ilha da Geórgia do Sul, a equipa aproveitou esta espécie para estudar o ambiente marítimo.
Com os nossos agradecimentos, não deixamos de desejar ao ilustre investigador uma boa viagem e os maiores sucessos científicos.
2 comentários:
Amigo Fernando Lopes;
Obrigada por nos trazer notícias do Ano Polar Internacional. É graças a si que tenho estado a acompanhar o blog do cientista José Xavier e o trabalho desenvolvido na expedição.
[]
I.
Também eu me tenho encantado com a descrição desta expedição. Achei muito interessante, por exemplo, aquela explicação de que um aumento de ferro no oceano poderá ter um bom efeito na diminuição do aquecimento global.Alguém ignorante como eu sou, adora que lhe ensinem estas coisas!
m.a.r.
Enviar um comentário