segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Isaltino.tv

Aviso: este post pode conter entrevistas eventualmente falsas. Não existiram, mas podiam ter existido.

EXCLUSIVO OL

Isaltino Morais lançou o seu canal de televisão online, a Isaltino TV. Este é um ambicioso projecto de acompanhamento da sua campanha, possível através do site www.isaltino.tv por parte de todos os oeirenses. Isaltino explica como lhe surgiu a ideia: "portanto, foi muito simples, como saberão eu desde que fiz aquela caldeirada para os jardineiros da CMO, que por mero acaso até foi filmada, que fiquei com o bicho da TV. Depois, com aquilo do tribunal, sempre a aparecer, a fazerem-me perguntas desagradáveis, foi uma chatice. Um destes dias almocei com o Dr. Santana Lopes, para lhe explicar que deve ir aos bairros mais pobres, prometer coisas e arranjar autocarros para levar as pessoas a votar e acabámos a falar da sua TV para a campanha para Lisboa."

Questionado pela equipa de repórteres do OL sobre a razão que o levou a criar a nova estação, Isaltino referiu que "fazia falta uma Isaltino TV, uma TV justa e imparcial, com jornalistas sérios que fazem as perguntas adequadas à minha pessoa e à grande obra que fiz, faço e farei em Oeiras."

"Digo-lhe mais", acrescentou ainda, "esta é a TV que mostra a grande e espontânea mobilização que a campanha independente está a conseguir!".

O OL não duvida da espontaneidade do candidato à JF Algés, assim como dos apoiantes atrás de si:


"PS-Oeiras prepara Sede para recepção a José Socrates"


("Vou varrer para aqui, nunca se sabe...")

"Tino, George Ville e a Urbanização do Foguetão"




(mensagem recebida por telepatia de residente no Casal da Amoreira em Carnaxide)


Dr. Morais, quando vier no próximo dia 8 de Setembro a Carnaxide apresentar o seu candidato à Junta de Freguesia , George Ville (o tal que quer colocar uma rede Wi-Fi grátis em toda a freguesia para os juniores e o canal por cabo Playboy-TV também grátis mas só para os seniores maiores de 80 anos), não se esqueça de nós.

Nós sabemos que anda muito ocupado em visitas e inaugurações de arranjos no Casal do Deserto, no Casal da Choca, no Casal do Zarolho, Casal do Pilha-Galinhas, etc, etc, etc, tentando captar o apoio das massas populares multi-étnicas, mas por favor não se esqueça de nós.


Nós sabemos que a construtora do regime não se esqueceu e já deve ter encomendado o camião TIR mas não se esqueça de nós.

É que nós no dia 11 de Outubro de 2009 NÃO NOS VAMOS ESQUECER!!

A via Longitudinal Norte e a esperteza saloia


Na passada sexta-feira, dia 28 de Agosto, o ainda presidente da Câmara de Oeiras foi inaugurar, acompanhado da sua habitual comitiva, o viaduto sobre a A5 que liga Miraflores a Carnaxide. Preparava-se para, também, “cortar a fita” do primeiro troço (situado entre as duas primeiras rotundas) da VLN na freguesia de Carnaxide.

Entretanto tinha sido avisado que os cidadãos ali residentes iriam tomar as medidas apropriadas para que o embargo desse troço fosse efectivamente cumprido. Para evitar que o citado troço fosse fechado, depois da inauguração, o tal ainda presidente da Câmara mandou vedá-lo à pressa.

E porque é que tinha havido este embargo? Quando as pessoas compraram os andares, a ribeira do Alto de Barronhos ficava a cerca de vinte metros dos prédios. É de referir que, no primeiro inverno, que foi muito chuvoso, não tiveram as garagens inundadas.

Depois de os moradores residirem há cerca de um ano nas casas, a Câmara decidiu desviar e canalizar a ribeira, ficando esta a seis/sete metros dos prédios. A partir de então as garagens passaram a inundar-se, ficando as caixas dos elevadores cheias de lama. Por sorte nunca houve um acidente grave porque os residentes, quando dão conta de chuva intensa, desligam a electricidade. Os cidadãos organizaram-se, contrataram advogados, tendo a Câmara conseguido desviar a ribeira mas não indo a tempo de a canalizar.

Porque motivo a Câmara desviou a ribeira para mais perto das habitações? Assim o troço da VLN pôde ficar mais próximo dos prédios e deixou uma área de terreno maior do outro lado, o que dá jeito ao empreiteiro que, assim, consegue construir uma maior urbanização pois, além dos terrenos de que já é proprietário, a Câmara “ofereceu-lhe” mais um bom bocado.

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra já tinha dado ordem à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) para que obrigasse a Câmara a repor a ribeira na sua posição inicial. Mas o presidente da CCDR, o engº Fonseca Ferreira, “tem-se esquecido” de cumprir a decisão do tribunal. Convém lembrar que o engº Fonseca Ferreira, apesar de ser militante do PS, foi nomeado para a CCDR pelo então ministro do Ambiente – Isaltino de Morais. É mais um exemplo da cooperação entre o PS e o ainda presidente da Câmara de Oeiras.



O Bloco de Esquerda tem feito várias intervenções, tanto na Assembleia Municipal de Oeiras como na Assembleia de Freguesia de Carnaxide mas sem resultados práticos. Foram feitos alguns Requerimentos ao Governo através do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, mas sem quaisquer resultados. Continuaremos a denunciar esta situação até que seja resolvida.

Se este troço ainda não foi aberto ao trânsito a responsabilidade cabe, exclusivamente, à Câmara Municipal de Oeiras.


O candidato do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Oeiras


Miguel Pinto


Recebido por e-mail com pedido de publicação

Da caixa de comentários


"Relembrando 2005"

O que alguns já aqui comentaram semanas atrás está bem perto de acontecer: o PS ganhar a Câmara de Oeiras! Não é por acaso que o Casinhas, em entrevista ao Correio de Oeiras, dá forte e feio no PS e Perestrello. Sabem por quê? Porque uma das sondagens que o IOMAF tem dá um empate técnico entre eles e o PS, ou seja, a coligação MAIS OEIRAS seria a 3.ª força política. Não acreditam? Então paguem para ver. Outros leitores/comentadores já chamaram a atenção para esta possibilidade, enquanto outros que se dizem PSD não votam por causa do Pedro Paulo, outros por causa do Alexandre Luz, outros ainda porque não gostam do Alberto Luz, outros detestam o Carreiras, outros ainda porque não gostam do CDS! Eu também não gosto de Manuela Ferreira Leite e vou votar PSD no dia 27 de Setembro! Não conseguem por de lado o vosso orgulho bacoco, o vosso egoísmo e lutar pela vitória do PSD nas Legislativas e em Oeiras através da coligação Mais Oeiras? Dos mesmos egoistas e egocêntricos ainda não ouvi/li uma palavra de condenação quanto ao comportamento reprovável e chantagista de Helena Lopes da Costa. Não atirem mais areia para os olhos das pessoas, nem todos são cegos!

Publicada por Zé Alves em OEIRAS LOCAL a 31 de Agosto de 2009

Mas onde é que eu já vi isto, onde, onde?...

«Isaltino Morais anunciou este Sábado, na cerimónia de apresentação dos candidatos à Junta de Freguesia de Algés, um conjunto de investimentos que permitirão que esta freguesia não volte a “viver” o drama das cheias. Entre esses investimentos destaque para dez milhões de euros previstos para a duplicação do caudal da Ribeira de Algés e a requalificação da rede de colectores pluviais / esgotos.

(...)

Destaque ainda, como proposta eleitoral do movimento Isaltino Oeiras Mais à Frente para o próximo mandato, a construção de uma passagem aérea sobre a marginal, entre as zonas de São José de Ribamar e a frente ribeirinha...»

Ah! Já sei! Foi no programa eleitoral de 2005 do IOMAF!

domingo, 30 de agosto de 2009

"raquel" - comentador do IOMAF

O$ apoiante$ de I$altino Morai$ $eguem-no por todo o lado.
No recato do lar comentam blogs porque há que ser criativo e também dominar as novas tecnologias, pe$e embora a imaginação algo $erôdia no que concerne a "nick$".
Ma$ o mais divertido é que ele$ bem tentam elevar as qualidades do chefe, embora acabem $empre por conseguir fazer o contrário: Todos percebemo$ ao que vêm e quem $ão os comentadore$ de $erviço do IOMAF.
E, porque devem ganhar ao comentário, não de$pegam. Mas isto revela como o IOMAF e o seu líder andam aflitos.
Acalmem-$e! O pior ainda está para vir.

Relembrando 2005


Autárquicas 2005 - OEIRAS - Resultados

CDS-PP

1,41%
1090 votos


2009: Isabel Sande e Castro ocupa a 4ª posição na lista da coligação Mais Oeiras para a CMO


ProfAvaliação: Falso e demagogo, Sócrates quer enganar os portugueses mais uma vez

sábado, 29 de agosto de 2009

Marcelo Rebelo de Sousa - PSD - Universidade de Verão

Lista de candidatos da Coligação Mais Oeiras à Assembleia de Freguesia de Queijas



Clique nas imagens para ampliar

Cinema no "OL"

O ciclo de cinema no "OL" prossegue com a apresentação de mais um clássico: "O Padrinho II" um dos filmes mais premiados de sempre.
Poderemos dizer que é com o "Padrinho II" que verdadeiramente começa a história da família Corleone Morais.
Bom filme !

Via Longitudinal Norte. Sul? Este? Oeste?

(Sentido Algés - Portela de Carnaxide)

(Sentido Portela de Carnaxide - Algés)


Circulo vindo do centro de Algés, dou a minha esquerda à Clínica 'Joaquim Chaves', contorno 1/2 rotunda e entro na novíssima Via Longitudinal Norte em direcção à (pensava eu) Portela/Outorela de Carnaxide.

Percorro 200 metros e estou perdido. Vejo do meu lado direito um painel informativo 'dizendo-me' que seguindo em frente para norte da Via Longitudinal...Norte vou para...Algés.
Fico confuso, são 8.50AM e estou meio entorpecido. Confirmo pelo espelho retrovisor se Algés se mudou para outras paragens. Algés parece estar no mesmo sítio.
Ainda assim, porque já nem nos espelhos retrovisores se pode confiar, faço inversão de marcha na rotunda seguinte para confirmar se o painel (des)informativo existe mesmo e poder gravar para a posteridade.
Agora desço em direcção a Algés, percorro 100 metros e deparo com novo sinal desta vez sim a informar que Algés é em frente (atenção, senhores Engenheiros, confirmo!) e Alfragide a... sul da Via Longitudinal Norte?

Desisto da minha ida ao Ikea e volto para casa com receio de me perder...

Anos de estudos, pelo menos 5 de atraso na abertura, inauguração em data conveniente e mesmo assim é possível tamanho ridículo na sinalética instalada.

Isabel Meirelles nas Festas de Paço de Arcos

As Festas em honra do Senhor Jesus dos Navegantes, em Paço de Arcos, que ontem (dia 28) se iniciaram e prolongam até 6 de Setembro, receberam a visita da candidata do Partido Social Democrata à Câmara Municipal de Oeiras, Isabel Meirelles.
As paragens para cumprimentar a população que a queria saudar, foram inúmeras, e a todos a candidata atendia, sorridente e interessada, provando as farturas, experimentando a sorte nas rifas ou trocando impressões com agentes da PSP destacados no local.
Voltará para o feérico encerramento? Logo se verá!

Marcos Perestrello em campanha em Porto Salvo



Não sei se a passagem pelo Café Vitória é um bom prenúncio, mas o candidato do PS tem desde já a minha solidariedade pela segunda foto que aqui apresento. Não deve ter sido fácil. Aposto que o Paulo Portas subiu na sua consideração...

Autárquicas 2009: Candidatos (conhecidos) JF Algés

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Da Vida Real - Paula Teixeira da Cruz


CM - 27 Agosto 2009 - 09h00


Em Setembro

Já em Setembro, muitas famílias sem emprego ficarão também sem direito a subsídio e mais empresas vão fechar.




A notícia de que cerca de 80 mil crianças do Malawi – algumas com cinco anos – sofrem problemas terríveis de saúde nas plantações de tabaco – com o equivalente ao consumo de cinquenta cigarros por dia – e que trabalham cerca de 12 horas para ganhar menos de 15 cêntimos passou despercebida.

Em Portugal, felizmente, as coisas não se passam assim. Por ora. Mas há muita fome e há trabalho infantil. Já em Setembro, muitas famílias sem emprego ficarão também sem direito a subsídio e mais empresas vão fechar. Estes são os problemas que interessam. Se a globalização persistir na sua corrida desenfreada, gerando cada vez mais desempregados e deslocalização de empresas, sem soluções, as condições de trabalho vão degradar-se a níveis por agora impensáveis. Cassandra era "louca", mas a verdade é que Tróia ardeu.

Assegurar um futuro digno é um imperativo, mas se não houver a preocupação de reestruturar economicamente o País, de alto a baixo, e de qualificar as crianças na educação... pouco ou nada nos espera.

Ora, as preocupações reais que permitem resolver problemas estruturais continuam longe destes discursos de pré-campanha. Ouvem-se impossibilidades, vulgaridades, dichotes. Muito circo. Mas a última coisa que alguém quer quando tem fome (ou fortes possibilidades de a passar a ter) é circo.

Fala-se muito em investimentos públicos e no aumento das exportações. Só há dois pequenos problemas: os investimentos públicos, tal como anunciados, custam dinheiro que não temos e as exportações implicam que se produza alguma coisa. Ora, nós andamos entretidos com (maus) serviços e o principal, o Turismo, já mal chega para os juros. Não produzimos.

Para onde serão reconvertidos os milhares de trabalhadores saídos das fábricas deslocalizadas e das empresas insolventes?

"Lamento muito", mas vamos mesmo ter de recomeçar a reconstruir o sector agrícola e industrial e, no Mundo, repensar proteccionismos com fundamento nos direitos humanos. Por tudo isso as últimas promessas do Governo são risíveis: agora é diminuir o Estado reformando trabalhadores! As reformas passam a ser pagas exactamente na mesma: os pagamentos do Orçamento passam a ser encargos da Segurança Social e o resultado, aliás, tem sido afastar muitos dos melhores.

Programas sérios e agentes sérios. Ou ninguém vai lá. O fracasso dos supostos pilares da democracia sobrará para o Presidente. Não pensem nem se renovem, não.

Paula Teixeira da Cruz, Advogada

António Sena - Exposição Pintura / Desenho

.


Cahiers. Books
Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva

Pintura, Desenho
10 Jul a 27 Set 09



A exposição "Cahiers . Books" é comissariada por João Pinharanda e constituída por um extenso conjunto de desenhos do pintor António Sena que integram diferentes séries (série "Books", série "Cahiers de Voltaire"), baseados no Livro do Génesis e no texto de Voltaire, Poème sur le désastre de Lisbonne, sobre o terramoto de 1755. António Sena, Prémio de Desenho EDP em 2002, é um nome indispensável da arte portuguesa desde que, a partir dos anos 60, explora de modo intenso a escrita como desenho, servindo-se dos textos como imagens, estabelecendo a sua pesquisa em torno da escrita e da exploração dos signos, relacionando gesto e visão, leitura e abstracção.


Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva

Endereço: Praça das Amoreiras, 58
1250-020 Lisboa
Horários: Seg a Sáb: 11h-19h Dom: 10h-18h Encerra às terças e feriados
Telefone: 213 880 044/213
Fax: 213 880 039
Internet: http://www.fasvs.pt/
E-Mail: fasvs@fasvs.pt
Acessos: Autocarros: 6, 9, 20, 22, 27, 49, 58, 74 Metro: Rato (Linha Amarela)
Fotografia: Vera Correia


Agenda Cultural CML 28.8.2009

Quem é quem na propaganda do IOMAF

.
Onde anda Isaltino Morais?


Onde está o candidato do IOMAF à CMO que não dá a cara, e cujo cartaz deveria ser este?



Pois é... mas este é o verdadeiro candidato à CMO pelo IOMAF!




É sempre boa a transparência para clarificar as manipulações.

Via Longitudinal Norte


P Lusofonia deixou um novo comentário na sua mensagem "PPP Lusofonia: Atraso de 5 anos no Viaduto Carnaxi...":

Tragam mais cinco...
Finalmente chegou o convite para a inauguração do viaduto de Miraflores para Carnaxide, a 28-Agosto-2009, apenas 9 anos depois da sua construção.
Explicações pelo atraso? Nenhumas
Cálculo dos custos orçamentais do atraso? São para esquecer

Vamos dando graças à campanha eleitoral para pôr os políticos a mexer!



Publicada por P Lusofonia em OEIRAS LOCAL a 27 de Agosto de 2009 22:31

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Francisco Silva (BE Oeiras) em entrevista

Aos 27 anos de idade, Francisco Silva é o mais jovem candidato à Câmara de Oeiras. Concorre pelo Bloco de Esquerda, força política da qual é coordenador concelhio, sendo ainda líder da bancada na Assembleia Municipal.

Jornal da Região - Tradicionalmente, a gestão da Câmara de Oeiras tem sido partilhada por vários partidos. Admite assumir pelouros ou partilhar responsabilidades com a maioria que sair das próximas eleições?
(...)
Admito em abstracto que o Bloco aceitaria fazer parte de um executivo que envolvesse mais do que um partido à Esquerda. Não há sectarismo por parte do BE, há sim respeito por quem, ao depositar o seu voto na urna, deposita também a sua confiança em nós. Vendo concretamente as demais candidaturas e os seus programas, tal não se apresenta como um cenário possível.

JR - Já tem um programa eleitoral definido? Quais são as áreas estratégicas que a candidatura do BE vai apresentar ao eleitorado?
As principais áreas de intervenção serão a nível social; é essa a raiz do Bloco de Esquerda, o socialismo. Não nos esquecemos quem somos nem de onde vimos. A principal proposta será acabar com os recibos verdes com e a precariedade laboral na Câmara Municipal de Oeiras.
(...)
Em relação a projectos estruturantes, vemos como prioritária a reabilitação urbana, criando uma linha de financiamento público que resulte na inserção do edificado recuperado numa bolsa pública de habitação jovem, social e para idosos, dando movimento e vida ao nosso concelho. Se passearmos à noite pelos diversos centros históricos vemos como é essencial este projecto.
Contamos reestruturar a rede de transportes públicos, acabar com o desperdício que é o SATU assumindo o erro de outros e propondo o seu desmantelamento. Faz parte ainda do programa a criação de uma rede de transportes que sirva os alunos do concelho de maneira a que a escola esteja o mais acessível a todos, e facilitando assim o trânsito em Oeiras.
Contamos fazer como primeira medida de gestão uma auditoria à Câmara, SMAS e empresas municipais e participadas, assim como a reestruturação da Parques Tejo que é uma empresa que em vez de facilitar o estacionamento vive das multas e dos reboques.
Todo este processo será baseado numa política de proximidade com os cidadãos, cuja participação o Bloco pretende ver aumentada. Não só através do orçamento participativo, que também é uma das nossas propostas, mas também pelo controlo dos cidadãos sobre quem os elege, tendo como objectivo a transparência e o aprofundamento democrático.

Programa do PSD

Menos impostos para as empresas e suspensão «imediata» do TGV

Manuel Ferreira Leite apresentou esta quinta-feira o programa eleitoral do PSD, centrado na economia, solidariedade, justiça, educação e segurança. Destaque para a promessa de suspensão «imediata» do TGV, da avaliação dos professores e o fim das taxas moderadoras. Os impostos baixam, mas só para as empresas


em desenvolvimento

Reduzir para 10% a taxa de IRC das empresas que se fixem no interior e das PME em que sejam maioritários os jovens empresários, reduzir dois pontos percentuais a Taxa Social Única e apoiar a contratação de trabalhadores a termo e a contrato com uma redução da Taxa Social Única em 35% e 70% e rever regime de reembolso do IVA.

Estas são algumas das medidas fiscais do programa eleitoral do PSD, apresentado quinta-feira em Lisboa.

«Não procurem soluções mágicas, medidas bandeiras e belas frases no nosso programa. Tudo o que é prometido será rigorosamente cumprido», afirmou Manuela Ferreira Leite, que se comprometeu ainda a estender, com carácter extraordinário, o tempo do subsídio de desemprego.

A líder do PSD defende «um novo modelo económico que rompa com o modelo socialista e dirigista dos últimos anos, que nos conduziu ao endividamento», aliado a uma prometida «revisão radical da política de investimento público», que passa pela suspensão do TGV e a desaceleração do projecto do novo Aeroporto de Lisboa.

Para além da economia, as prioridades do programa laranja passam pela solidariedade, justiça, educação e segurança.

No capítulo da justiça, PSD defende a contingentação dos processos judiciais, a alteração do sistema remuneratório dos magistrados judiciais em função do mérito e a aplicação efectiva da prisão preventiva.

É ainda proposta a revisão «profunda» do Código do Processo Civil.

Uma novidade e inversão nas linhas programáticas do PSD é a criação de uma conta individual de poupança facultativa junto da Segurança Social, que poderá ser movimentada como uma conta bancária em caso de reforma, desemprego ou doença.

Ferreira Leite elege «a família como eixo de todas as políticas sociais».

Na saúde, é defendido o fim das taxas moderadoras e o combate às listas de espera, sob o desígnio de universalizar o acesso aos cuidados clínicos.

No campo da educação, destaque para a suspensão «imediata» do actual modelo de avaliação dos professores e a revisão do Estatuto de Carreira Decente.

Ferreira Leite quer ainda um novo Estatuto do Aluno que promova uma «cultura de exigência e rigor», responsabilizando também os encarregados de educação pelas infracções dos estudantes.

SOL

BOCA DO INFERNO







A fixação proibida


O cartaz do PS é uma reprodução da bandeira nacional, mas com senhoras verdes à esquerda, senhoras vermelhas à direita, e José Sócrates no lugar da esfera armilar

7:18 Quinta-feira, 27 de Ago de 2009

A afixação de cartazes é um dos momentos mais interessantes da disputa política: gente que, em geral, não tem bom aspecto, procura convencer os cidadãos, exibindo uma fotografia sua. Os primeiros cartazes desta campanha devem merecer, por isso, uma análise cuidada. Enquanto esperamos que alguém a faça, o leitor pode sempre entreter-se com a minha.

O cartaz do PS é uma reprodução da bandeira nacional, mas com senhoras verdes à esquerda, senhoras vermelhas à direita, e José Sócrates no lugar da esfera armilar. É possível que as senhoras verdes estejam verdes de fome, e as senhoras vermelhas estejam vermelhas de irritação por estarem desempregadas. Mas tanto as senhoras verdes como as senhoras vermelhas olham para o primeiro-ministro com benevolência, o que leva a acreditar que se trata de uma fotomontagem. Na testa de uma das senhoras vermelhas está o slogan: "Avançar Portugal". Uma agramaticalidade que pode ser mais um efeito da insatisfação social: tendo em conta o estado a que chegou a relação entre o Governo e os professores, é natural que não tenha havido ninguém a avisar o PS de que "Avançar Portugal" não é das frases mais escorreitas que já foram escritas no nosso idioma.

Em contraponto, os cartazes do PSD apresentam desde logo uma vantagem cromática: são os únicos que incluem uma senhora que não está verde nem vermelha. Manuela Ferreira Leite aparece com a sua cor natural ao lado de frases que o PSD recolheu junto daquela entidade a que antigamente se chamava "povo" e a que hoje se chama "pessoas". Antes das frases, para que não haja dúvidas sobre a sua autoria, diz: "Ouvimos os Portugueses", assim mesmo, com maiúscula. O PSD, à semelhança do que sucede com os outros partidos, aproveita a campanha para ouvir os portugueses, e faz questão de os escutar com particular atenção agora, uma vez que vai passar os próximos cinco anos a ignorá-los. Há um tempo para tudo.

O cartaz do PCP contém a palavra "Mudança" (change, em inglês), e a frase "Sim, podemos ter uma vida melhor" (em inglês, "Yes, we can", etc.). Onde é que eu já ouvi isto? Não me lembro, mas parece-me que a fotografia do cartaz mostra um Jerónimo de Sousa bastante mais bronzeado do que é costume. A campanha dos comunistas portugueses usa os mesmos lemas que a campanha do chefe do imperialismo americano, facto que mais uma vez me obriga a constatar que não percebo nada de política.

O cartaz mais arriscado é o do CDS. Ao lado da fotografia de Paulo Portas aparece a frase "Há cada vez mais pessoas a pensarem como nós". "Sim, mas são todos sócios da Autocoope", dirão os cínicos que sistematicamente identificam o discurso do CDS com o dos taxistas. O certo é que a mensagem do cartaz é arriscada na medida em que, para chegar à conclusão de que há cada vez mais pessoas a pensar como o CDS, os democratas-cristãos tiveram forçosamente que fazer uma sondagem. Ora, os democratas-cristãos têm-nos dito com muita insistência que não devemos fiar-nos nas sondagens. Que fazer? Eis um cartaz que estimula o pensamento político mas também o filosófico.

Quanto ao Bloco, que eu tenha visto, não tem ainda novos cartazes com as suas principais caras. O Bloco tem, evidentemente, caras para pôr em cartazes, mas talvez não saiba ainda quais dessas caras vão estar nos cartazes do PS. Há que esperar e ver quem sobra.

Tribunal recusa incluir símbolo do movimento de Isaltino Morais no boletim de voto

27 de Agosto de 2009, 14:40

O Tribunal de Oeiras recusou quarta-feira a inclusão do símbolo do movimento de Isaltino Morais no boletim de voto das autárquicas, «o que favorece os partidos e as coligações», disse hoje à Agência Lusa o director de campanha.

Na segunda-feira, o movimento Isaltino, Oeiras Mais à Frente (IOMAF), que apoia o actual presidente da Câmara de Oeiras nas próximas eleições autárquicas, apresentou um requerimento ao Tribunal Judicial de Oeiras evocando a inclusão nos boletins de voto do símbolo e denominação deste movimento.

Em declarações à Lusa, o director da campanha do IOMAF, Paulo Vistas, disse que «o tribunal indeferiu o pedido, o que claramente é uma desvantagem para o movimento quanto aos partidos políticos e coligações».

Segundo o artigo 30.º da Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais, «no dia seguinte ao termo do prazo para apresentação de candidaturas (…) , o juiz preside ao sorteio das respectivas listas, para o efeito de se lhes atribuir uma ordem nos boletins de voto, assim como ao sorteio dos símbolos, em numeração romana, de 1 a 20, a utilizar pelos grupos de cidadãos».

Paulo Vistas considerou que esta lei «desfigura o conceito de igualdade que está assenta na Constituição Portuguesa», dado que, por aparecer o número romano I em detrimento do logótipo do movimento no boletim de voto, «as candidaturas independentes não estarão em pé de igualdade com os demais adversários».

O também vice-presidente da Câmara de Oeiras afirmou que «esta é uma lei nitidamente feita para prejudicar os movimentos independentes, tal como a isenção do IVA», justificando que «não se percebe que os partidos políticos e coligações estejam isentos do pagamento do imposto nas suas campanhas e os movimentos não».

O IOMAF salientou ainda as decisões favoráveis dos Tribunais Judiciais de Matosinhos e de Valongo, que, perante requerimentos semelhantes de movimentos independentes, os despacharam favoravelmente.

Lusa/SAPO

Viadutos ganham vida com arte urbana

São três os artistas que, nos últimos meses, têm dado vida a alguns espaços ‘mortos’ do concelho. A convite da Câmara Municipal, estes ‘writers’ aplicam as suas técnicas de graffiti para colorirem zonas sombrias e cinzentas.



Depois dos desenhos coloridos e temáticos nos túneis de acesso às praias de Paço de Arcos e de Santo Amaro de Oeiras, os artistas estão, desde a passada semana, a pintar uma paisagem verde e com muitas flores no viaduto sob a A5, entre a Quinta da Fonte e a rotunda de acesso a Porto Salvo. “Passam por aqui milhares de carros e, desde que aqui estamos a pintar, oito em cada dez olham a apreciar esta arte”, explica Odeith, nome artístico de Sérgio.

Para o viaduto de Porto Salvo, Odeith e os seus colegas artistas projectaram, a pedido da Câmara de Oeiras, um desenho paisagístico, onde o verde e as flores contrastam com o cinzento do betão que rodeia o espaço. “Está a ser um trabalho estimulante, até porque é a primeira vez que pintamos uma parede tão inclinada como esta”, salienta, acrescentando que "devia haver mais incentivo a este tipo de iniciativas noutras zonas do país", para desmistificar a "marginalidade atribuída aos graffitis".


Após este viaduto, os artistas já arrancaram com intervenção similar em Linda-a-Velha. “Os espaços passam a ser olhados de modo diferente por quem passa. É curiosa a receptividade que temos tido, com os condutores a apitarem e a acenar quando se apercebem do nosso trabalho”, congratula-se o ‘writer’ Odeith.

Sílvia Rodrigues (Jornal da Região, Oeiras, 186)

Diz que é hoje...

... que a Dra. Ferreira Leite vai apresentar o programa. Em mais um rigoroso exclusivo, o OL teve acesso às ideias-chave contidas no documento:


Autárquicas 2009: Candidatos (conhecidos) JF Linda-a-Velha

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

"SMAS-Oeiras Amadora / Companhia de Actores - Entrada Livre"


Não sei se acontece convosco mas para mim abrir a caixa do correio tem sempre o seu quê de suspense e até de mistério.


Ainda hoje alimento a esperança sempre que abro aquela minúscula portinhola de vir a receber uma missiva com a notícia duma tia riquíssima que vivia no estrangeiro (e que nunca vi na vida), descobriu, depois de uma pesquisa genealógica, que sou o único herdeiro de uma fortuna maior que a do Américo Amorim.

Infelizmente a realidade é sempre outra e bem triste: só recolho contas e mais contas e, claro, o 'Oeiras Actual', o tal que custa menos do que me cobram por uma simples fotocopia e é jornal de campanha de um determinado movimento.

Mais um vez cumprindo o ritual diário fui abrir a caixinha das surpresas.


Mais uma factura. Só que desta vez e pela primeira vez desde que recebo contas para pagar esta tinha um brinde.

Era a conta da empresa que se poderia chamar 'SMAS Actual' com um convite para um evento, grátis, patrocinado pela holding que detém o 'Oeiras Actual' e que tem participação no SMAS...actual .

Compreendo este prenda. Acho que tinham a esperança que enquanto estamos entretidos a ver a oferta esqueçamos a conta fabulástica.

Esta empresa é a única que me consegue cobrar sem eu perceber o que estou a pagar. As suas facturas são um quebra-cabeças. Penso mesmo que a ideia é essa.

Esta tinha o record de 26 parcelas e a maior conta de água que alguma vez me lembro de ter para pagar.

O meu pai quando lhe contei perguntou-me se eu não ando a encher a piscina com 'água da companhia'. Disse-lhe que não e recordei que moro num 3º andar. Aconselhou-me a fechar as torneiras e a usar apenas 'Água do Luso' que ficava mais barato. Aqui acertou.


Agora mais a sério, espero que o próximo executivo da Câmara Municipal de Oeiras ordene uma auditoria externa ao SMAS de modo a que possamos perceber de uma vez por todas a estrutura de despesas e receitas desta empresa e acima de tudo onde são aplicados os excedentes da actividade. Não é normal a subida exponencial do custo deste serviço nos últimos anos.

Não esqueço a escassez cada vez maior deste recurso mas tenho muitas dúvidas sobre a gestão de um bem público quando o objectivo a atingir parece ser apenas e exclusivamente o lucro.

Neste caso somos pequenos accionistas à força desta empresa que nunca distribui dividendos mas atribui 'bónus' às 'Administrações'.


Entretanto vou pagar a conta para evitar que o 'Canalizador de Serviço' me corte o fornecimento.



Via Longitudinal Norte inaugurada [depois de] amanhã

A Câmara Municipal de Oeiras vai inaugurar [depois de] amanhã a Via Longitudinal Norte, que faz a ligação entre Miraflores (Algés) e Outurela (Carnaxide).

A cerimónia terá início com o descerramento da placa toponímica Avenida Cáceres Monteiro – Jornalista (1948 – 2005), um arruamento, com início na Rua Afonso Praça e fim na Rua Miguel Serrano, que está localizado em Miraflores, freguesia de Algés, local onde este munícipe residiu, desde 1971 e até à sua morte.

A nova ligação VLN-Miraflores permitirá, segundo a autarquia, “um reequilíbrio dos fluxos de tráfego cuja origem ou destino sejam Carnaxide / Outurela e Portela, Algés / Miraflores ou Linda-a-Velha, aliviando o trânsito no nó da A5 de Carnaxide / Linda-a-Velha e também nos acessos da CRIL a Miraflores, permitindo alcançar uma melhor acessibilidade a estas zonas”.

A criação desta via – cuja construção e ligação aos sistemas viários associados custou 10 milhões de euros – tem por objectivo “resolver alguns problemas de acessibilidade e de mobilidade verificados naquela zona do concelho de Oeiras”.

Foi a “determinação de promover a melhoria da circulação automóvel” que levou o Município a intervir na rede estruturante de Oeiras, “através da construção de uma via longitudinal a Norte da A5, a VLN”.

(via Correio de Oeiras, a quem agradecemos)

CDU – Por uma Vida melhor em Oeiras


Agora que as listas para as Eleições Autárquicas estão entregues, começou a ser distribuído o PRESTA CONTAS.


aqui


São 8 páginas onde os Eleitos da CDU resumidamente afloram o seu trabalho ao longo do último mandato, preocupações, evidenciando os pontos principais em cada uma das 10 Freguesias. Referem a sua posição sobre a descentralização para as Freguesias, os Transportes Públicos e as carências em equipamentos de saúde, defendem a fruição pública do Jamor, as preocupações de acessibilidades, mobilidade e estacionamento e a carta educativa e as escolas.

E apresentam também os Candidatos da CDU às 10 Freguesias do nosso Município.

Oportunamente serão divulgadas as várias propostas de trabalho para cada uma das Freguesias, matérias já discutidas quando da apresentação das várias candidaturas.

2009 – Algés – 28


1 – No Domingo houve um encontro de militantes e candidatos da “Coligação Mais Oeiras", no Parque Anjos e, depois de um café, rumaram ao Jardim onde decorria a Feira de Velharias.

2 – Tenho perguntado pelas árvores que foram cortadas no Jardim do Parque Anjos e acabo de receber uma informação da Junta de Freguesia da resposta que recebeu:

"O abate das árvores junto da esplanada foi efectuado no âmbito da empreitada de requalificação do jardim por estarem em risco de queda.

Após visita ao local, concluiu-se que é possível a reposição de outras árvores, da mesma espécie das existentes no jardim, quer no alinhamento existente nas traseiras dos SMAS quer das árvores junto da esplanada.

A proposta encontra-se actualmente em desenvolvimento sendo que, caso a proposta venha a ser aprovada superiormente, esta reposição deverá ser efectuada em época própria, ou seja, no período de repouso vegetativo de Outono/Inverno próximo”

3 – A Junta de Freguesia colocou nos prédios da área da derrocada da Ribeira um aviso informando das diligências que está fazendo junto da Câmara para que as obras aconteçam.

Pensamento: "Os sábios não dizem o que sabem, os tolos não sabem o que dizem" - Provérbio oriental

Corvos ao vivo em Paço de Arcos


Mais um concerto da Tour 10 Anos!

Sábado 5 de Setembro nas Festas de Paço de Arcos (22h)

Contamos com a vossa presença !

Entrada livre!


[recebido por e-mail]

ISABEL MEIRELLES e a Coligação Mais Oeiras convidam




Isabel Meirelles e a Coligação Mais Oeiras convidam V. Exa a estar presente no Lançamento da Candidatura à Câmara Municipal de Oeiras que se realizará na próxima quarta-feira dia 2 de Setembro, no Forte de São Bruno em Caxias, pelas 18.00 Horas.
Contamos com a sua presença!

Coligação Mais Oeiras visita Algés

ISABEL MEIRELLES visitou Algés e a Feira de Velharias na companhia do candidato à Assembleia Municipal Pedro Mota Soares e da Candidata à Assembleia de Freguesia de Algés, Alda Lima.
















Clique nas imagens para ampliar


Algumas fotos da visita da Coligação Mais Oeiras à freguesia de Algés, na manhã do passado domingo 23 de Agosto, em que a anfitreã Alda Maria Lima, presidente da Junta de Freguesia, fez as honras da casa.


Apesar de muitos munícipes estarem ausentes por ser mês de férias, a afluência de visitantes à Feira de Velharias era significativa. Os elementos da Coligação Mais Oeiras e os seus apoiantes foram recebidos com muita simpatia e inteiraram-se das carências da freguesia de Algés.



Fotos gentilmente cedidas por Paulo Lopes

PSD: Marques Mendes lamenta escolha de candidatos sem credibilidade


Marques Mendes falava durante a Universidade de Verão do PSD

O ex-líder do PSD Marques Mendes recomendou hoje ao partido que reforce as suas preocupações com a ética e voltou a defender uma lei que impeça políticos acusados ou condenados por crimes graves de se candidatarem a eleições.


"É um desafio que tenho feito a todos os partidos mas recomendaria de uma forma particular ao único partido em que tenho confiança, o meu partido, recomendaria em particular ao PSD que reforçasse cada vez mais as suas preocupações com a ética e a credibilidade da vida política", afirmou Marques Mendes, num jantar-conferência na Universidade de Verão do PSD, que decorre em Castelo de Vide até domingo.

Apontando a falta de ética na vida política como um dos "pecados capitais" que mina e fragiliza a democracia, o antigo líder social-democrata voltou a falar das situações em que um político, autarca, deputado ou governante está condenado por um crime especialmente grave, nomeadamente corrupção ou fraude fiscal.

"Acho que a bem dele, a bem da instituição e a bem da política não deve poder candidatar-se a eleições", defendeu, ressalvando, contudo, que para si esta não é tanto uma questão de leis, apesar de em alguma situações ser "bom haver uma lei".

"Ninguém é obrigado a fazer política"
Recordando o fundador do partido que nos anos 70 disse que "a política sem ética é uma vergonha", Marques Mendes classificou esse problema como uma "questão que está a corroer a nossa democracia".

"Ninguém é obrigado a fazer política, só vem para a política quem quer mas quem vem para a política só pode estar de uma forma: com seriedade, com honestidade, com dedicação, com competência", sublinhou. Contudo, acrescentou, "não é preciso ser monge", bastando ser um exemplo de seriedade, honestidade e credibilidade. Marques Mendes reconheceu, porém, que isto nem sempre tem vindo a acontecer, tendo já existido situações que afrontam estes princípios. Por isso, preconizou, só há uma solução: "Cortar a direito, custe o que custar, doa a quem doer".

"Não pode ser de outra forma", enfatizou, considerando que só em "situações limites" será necessário uma lei, já que a maioria dos casos trata-se de uma "avaliação exclusivamente política".

"Na esmagadora maioria dos casos não é preciso nenhuma lei para colocar ética na política: basta que quem manda, quem decida, tenha a coragem de aplicar estes princípios, estes valores", declarou, recordando que nas autárquicas de 2005, quando era líder do PSD afastou alguns candidatos "em nome da credibilidade".

"Ás vezes, é preferível saber que se vai perder uma eleição mas afirmar uma linha política de credibilidade, porque as convicções e a pureza dos princípios são muito mais importantes que os sentidos de oportunidade ou as lógicas de conveniência", defendeu.

As listas eleitorais do PSD incluem dois arguidos em processos judiciais, António Preto e Helena Lopes da Costa, pelo Círculo de Lisboa, o que motivou duras críticas à direcção por parte do líder da Distrital Carlos Carreiras, entre outras pessoas ligadas ao partido.

Como outros "pecados capitais" que "minam a qualidade da democracia", o antigo líder social-democarata apontou o défice de competitividade e solidariedade, a falta de liberdade de escolha na educação, a crise na Justiça e o actual sistema eleitoral.

Expresso

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Os inventores xuxialistas


O sr. Sousa Chavez, cuja foto se reproduz, mistura elegante de Hugo Chavez e José Sócrates, criou mais um computador no âmbito do Plano Tecnológico, o "canaima magalhães". Políticos assim desenvoltos e criativos só mesmo em Portugal e na Venuzuela. Não chegava serem estadistas de pacotilha, tinham ainda de associar a esta qualidade tão rara o serem mitómanos.

Mas, isto é relevante porque o Perestrello que segue sempre as pisadas do seu chefe, está já a trabalhar no âmbito do prometido Parque Tecnológico de Oeiras, num mini "Magalhães".

O "OL" sabendo da situação, na entrevista que lhe fez sentado num sofa rosa-alface, instiga-o a pronunciar-se sobre o computador do sr. Sousa Chavez. Perestrello afirma que "obviamente ponderava tal situação porque as 40 escolas que prometeu abrir no concelho necessitam de equipamento moderno para funcionarem, bem como, se for eleito, o que espera que aconteça a 1 de Abril, providenciará para que os seus assessores funcionem só com esse equipamento informático. Espero manter o que o mesmo tem de mal e o que está bem. Num sussurro envergonhado disse, em tom de inconfidência, que lhe chamará "marquitos morais". Desde que o Comandante Vicente Moura lhe afiançou que era difícil vencer Isaltino Morais "porque prestou serviços relevantes ao concelho" que ele acha que tem de o homenagear singelamente.

(Off the record e de gravador fechado diz: Se Moita Flores condecora Sócrates e ganha a Câmara de Santarém para o PSD, ele também poderá fazer esta gracinha com o antigo PCMO. Pode ser que tenha sorte !)

Um bom exemplo em Algés


Quantas vezes vamos a passar e somos incomodados pelos pingos que caiem dos aparelhos de ar condicionado ou então, como na Rua Damião de Góis a água espraia-se pelos novos passeios.

Mas na Av. dos Combatentes da Grande Guerra, em frente do Sport Algés e Dafundo a dona de uma loja recolhe a água que pinga do ar condicionado num garrafão. São cerca de 10 litros por dia (2 garrafões) que recicla para o ferro de engomar e outras aplicações como lavar o chão da loja. Não incomoda ninguém, não suja o passeio. E a loja do lado também já começou a fazer o mesmo.

Se cada um de nós nos preocuparmos com um pequeno gesto como este, talvez a mensagem de “Vamos salvar o Planeta” seja uma realidade.



Artigo publicado no Correio dos Leitores do Jornal de Oeiras desta data

Quiz de Verão II

Quanto vai gastar Isaltino Morais nestas eleições autárquicas?
a) 350 mil euros e uns trocos num camião TIR partilhado com o PS
b) 350 mil euros e uns trocos que o sobrinho taxista está disposto a emprestar
c) 350 mil euros e umas garantias de lugar para assessor a algumas laranjas podres
d) 350 mil euros e uns trocos que encontre debaixo do colchão ou dentro de frigideiras
e) 350 mil euros e mais nada, que Isaltino é muito rigoroso nas finanças